23 de junho de 2013

ABRAÇO À PRAÇA PORTO ROCHA MARCA AÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA AO IDOSO


 Cerca de 400 pessoas se concentraram, durante toda a manhã de sexta-feira (21) na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, para as atividades do encerramento da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso, ação promovida pela Secretaria Municipal da Melhor Idade (Semei) e que teve início na última segunda-feira com diversas palestras no Centro Especializado da Melhor Idade (Cemi).

Durante todo o dia os idosos participaram de diversas atividades como palestras sobre segurança, apresentação de dança do ventre, dança cigana e dança de salão, tratamento de beleza com maquiagem e corte de cabelo gratuitos, aferição de pressão arterial, fisioterapias e teste de esforço pulmonar. Eles também receberam lanche com sucos e refrigerantes, bolos, pães e frutas, e participaram do lançamento do projeto “Lazer e Cultura na Melhor Idade”.

- Nós conseguimos um caminhão tipo jardineira, e fizemos toda a adequação necessária à segurança do idoso para que pudéssemos leva-los em passeios aos pontos turísticos de Cabo Frio. Como a jardineira só tem 56 lugares, e temos quase 400 pessoas na Praça, tivemos que dar várias voltas para agradar todo mundo – comentou a secretária Cristiane Fernandes.

Animados, os idosos chegaram cedo à Praça Porto Rocha, e mostraram uma disposição de causar inveja a muitos jovens. Enquanto a professora de dança Kikah Brasil se apresentava com dança do ventre, alguns fizeram questão de levantar e se juntar a ela no palco improvisado. Uma caminhada também estava programada para acontecer em direção à Prefeitura, mas devido ao sol forte, a atividade foi substituída por um abraço à Praça Porto Rocha, com todos os idosos de mãos dadas rezando o “Pai Nosso”.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sérgio Aguiar, também participou das atividades, como mestre de cerimônia, e fez questão de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela Semei.

- É muito bom quando a gente vê que, finalmente, Cabo Frio está investindo em política pública para o idoso. O Estatuto do Idoso diz que o idoso tem direito ao lazer, à cultura, à saúde, à educação, e tudo isso está disponível a eles na Secretaria da Melhor Idade – comentou.

Responsável pela implantação da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, o vereador Emanoel Fernandes também participou do evento, e falou da importância de se denunciar os maus tratos e violência aos idosos.

- Todos nós vimos, esta semana, uma ação da Secretaria ao resgatar uma idosa vítima de maus tratos pelos próprios filhos, no Jardim Esperança, que a alimentavam, somente, com achocolatados. Isso é um absurdo. Mas é preciso que todos saibam que violência ao idoso vai além da coisa física, do tapa, do chute. A violência psicológica e econômica também agridem o idoso, e precisam ser denunciadas porque quem se cala, colabora para violência – discursou.

Em Cabo Frio, as denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone da Secretaria da Melhor Idade (2645-1071): por dia a Semei recebe um mínimo de 10 denúncias de maus tratos a idosos. Mas existe, também, o serviço do disque 100 da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal. Quem quiser, pode denunciar, ainda, diretamente ao Ministério Público. Também participaram das atividades a Legião da Boa Vontade (LBV), a Associação de Aposentados e Pensionistas e a Associação de Portadores de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário