Minha História

Niteroiense de nascimento, mas cabo-friense de coração, Emanoel Fernandes Freire da Silva nasceu em 09/08/73. Casado e pai de três filhos, desde muito jovem ele tem uma longa história de militância política em prol dos mais carentes, idosos e portadores de necessidades especiais. Desde que escolheu Cabo Frio como seu porto seguro, passou a se dedicar mais diretamente às causas sociais, sendo fundador do "Projeto Educarte", levando educação e cultura de forma gratuita aos mais carentes no bairro Peró. Oito anos depois o projeto foi transformado no "Instituto Educarte". Neste meio tempo atuou como assessor parlamentar no Legislativo cabo-friense, onde viu na política a oportunidade de fazer ainda mais pelos mais necessitados de Cabo Frio. E foi com esta motivação que em 1999 decidiu se filiar ao PSC, onde tornou-se presidente do partido e foi eleito vereador pela primeira vez no ano seguinte. Ao longo dos 14 anos em que esteve no PSC Emanoel Fernandes criou um vínculo familiar com todos os integrantes da sigla, e como em toda família um dia o filho sente a necessidade de seguir seu próprio caminho, conhecer novas trilhas, tentar seguir em frente. E assim, em outubro de 2013, aconteceu sua mudança para o recém criado PROS. "Foi um caminho natural possibilitado pelo convite que recebi do vice-presidente da Nacional do Partido, deputado Marco Figueiredo, e também do presidente da regional, deputado Hugo Leal", revela ele, que no dia 2 de Junho de 2014 foi empossado como primeiro presidente do diretório municipal do PROS em Cabo Frio e coordenador regional do partido. 

Muitos projetos em prol do povo

Logo em seu primeiro mandato (2001/2004) Emanoel Fernandes se destacou por ter criado leis importantes como a obrigatoriedade de guarda vidas em todas as embarcações turísticas em Cabo Frio; criação do Conselho Tutelar do Idoso e criação da Comissão de Despoluição da Laguna de Araruama. EMANOEL FERNANDES também é autor dos Projetos de Lei de criação da “Semana do Aleitamento Materno”, da “Semana da Ecologia”, e do “Dia do Gari”. Fez, também,  indicações como a de implantação da “Academia Popular”, de pavimentação de diversas ruas no 1º e 2º Distritos de Cabo Frio, entre tantas outras. Também atuou para instalação de postos de saúde, escolas, praças, distribuição de correspondências em bairros extremamente carentes, água potável e muito mais. Chegou à vice-presidência da Câmara Municipal de Cabo Frio, quando obteve 15 dos 16 votos válidos, o que lhe credenciou também a ocupação da presidência em exercício do Legislativo. Foi líder da bancada do PSC, e em 2004 foi convidado para ocupar o cargo de Subsecretário Social de Cabo Frio. Em seguida recebeu convite do ex-governador Anthony Garotinho para representar o Governo do Estado na Região dos Lagos. Assumiu, também, a Secretaria de Projetos Especiais e foi o idealizador da Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio.

Já no segundo mandato (eleito em 2012) reforçou suas ações em prol dos mais necessitados com indicações para construção da Policlínica do Idoso, projeto "Praia Para Todos", calçamento e saneamento de ruas em vários bairros de Cabo Frio (incluindo o segundo distrito), projeto "Humanizar" para os profissionais de Educação, solicitação de adequação de todos os prédios públicos para acessibilidade entre outros.

Para acompanhar os trabalhos do vereador Emanoel Fernandes acompanhe as sessões da Câmara Municipal de Cabo Frio, toda terça e quinta, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo pela Jovem TV (canal 8 a cabo pela Costa do Sol), pela rádio Ave Maria ou pelo site da Câmara www.cmcabofrio.rj.gov.br/.  

Acompanhe, também, aqui pelo blog, ou pela fan page www.facebook.com/VereadorEmanoelFernandes