24 de janeiro de 2013

VEREADORES APROVAM REABERTURA DO POSTO DE URGÊNCIA


Unidade foi fechada em 2010 por conta da inauguração da UPA.
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou, na sessão de terça-feira (22/01), a indicação nº 074/2013, de autoria do vereador EMANOEL FERNANDES (PSC), que solicita ao prefeito Alair Corrêa providências no sentido de determinar a reabertura do antigo Hospital Central de Emergência, popularmente conhecido como PU (Posto de Urgência), localizado em São Cristóvão. A unidade foi fechada em abril de 2010, após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Parque Burle.
Na justificativa o vereador alegou que “a saúde é um bem inerente à vida e patrimônio de cada cidadão, e independente da classe social é preciso que o poder público atenda a cada cidadão em localização mais próxima à sua residência”.
- Ninguém escolhe dia ou hora para ficar doente. Por isso a população precisa de uma unidade de urgência que seja de fácil acesso. Entendemos a importância da UPA, mas ela está localizada numa área que é contramão para a maioria da população porque só existem duas linhas de ônibus que passam pela unidade. Quem mora no Peró, por exemplo, e passa mal, tem que pegar uma condução até São Cristóvão e ir andando até o Parque Burle. E se tiver com criança pequena, vai ter que carregar a criança no colo por um longo trecho. Já o HCE, além de desafogar a UPA, facilitaria a vida de muitas pessoas porque o ponto final de muitas linhas de ônibus é em São Cristóvão, há poucos metros do extinto posto de urgência – comentou o vereador.
Outra indicação de Emanoel Fernandes, aprovada por unanimidade, foi a solicitação para que o prefeito Alair Corrêa disponibilize banheiros químicos com acesso adequado aos idosos, portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário