5 de junho de 2011

CONFERENCIA REGIONAL DOS DIREITOS DOS IDOSOS‏

Foto: Emanoel Fernandes - Assessor do Conselho Municipal do Idoso de Cabo Frio e membro da comissão de organização da Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (a ser realizada em 25 de julho em Cabo Frio) discursando na 1ª reunião ampliada do CEDEPI - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.


 
CABO FRIO SE DESTACA NO ESTADO EM ATENDIMENTO AOS IDOSOS.

O Governo de Cabo Frio através do Conselho Municipal do Idoso participou no último dia 26, no Rio de Janeiro, da 1ª Reunião Ampliada de 2011 sobre os direitos dos idosos. O evento representou o início das discussões que vão subsidiar a III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada em agosto, quando o Estado do Rio definirá suas prioridades no setor para apresentá-las em novembro na III Conferência Nacional em Brasília. Na Reunião do dia 26, da qual participaram representantes dos 94 municípios fluminenses, Cabo Frio destacou-se através dos discursos dos membros do Conselho Municipal do Idoso. Cristiane Fernandes, Presidente do Conselho e Coordenadora Geral da Melhor Idade, relatou os serviços prestados aos idosos no município: - “Cabo Frio foi pioneiro em nossa região na questão do tratamento diferenciado e exclusivo aos idosos. Em 2008, por transformação, nosso Prefeito Marquinho Mendes criou a Secretaria Municipal do Idoso. Hoje no centro de convivência que foi lançado naquela época, temos 2.870 idosos cadastrados recebendo gratuitamente, mais de seis mil atendimentos mensais em diversas áreas. Nós cuidamos com todo carinho dos nossos idosos e procuramos oferecer a eles os melhores serviços com profissionais qualificados de cada área. Esse diferencial da Coordenadoria Geral da Melhor Idade de Cabo Frio proporciona um retorno inquestionável para o governo municipal em forma de uma visível melhora na qualidade de vida dos idosos da nossa cidade”.

Para o assessor do Conselho Municipal do Idoso de Cabo Frio e membro da comissão de organização da Conferência Regional, Emanoel Fernandes, este é o melhor momento para a busca de soluções de várias questões referentes aos serviços prestados aos idosos: - “Hoje os governantes de todo o país estão atentos ao fato de que em 2050 teremos uma parcela maior de nossa população formada por idosos e, baseados nesta informação, muitos já estão preparando suas cidades para atender com dignidade a terceira idade. Este é o melhor momento de ampliarmos as ações no sentido de capacitar os municípios para os atendimentos que nos próximos anos terão um crescimento considerável em relação a demanda. Para que as cidades não tenham problemas se faz necessário que os Prefeitos, o Governador e a Presidente da República estejam atentos e, mais que isso, comecem a atuar desde já para que possamos atender melhor os nossos idosos. Entendemos que estas conferências são extremamente importantes para buscarmos em conjunto o que falta aos municípios para fortalecermos, como diz o tema da Conferência Nacional, o compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.

Hoje Cabo Frio ocupa uma posição de destaque junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CEDEPI – instituição que está organizando as Conferências. Tanto que na Baixada Litorânea, o Município foi escolhido para sediar, em julho, a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário