Nos próximos dias a Câmara Municipal de Cabo Frio prestará homenagem ao artista cabo-friense Yuri Vasconcellos.
A Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade na última sessão legislativa, é de autoria do vereador Emanoel Fernandes (PRP).
Filho de família tradicionalmente ligadas às artes, o vereador lembra que Yuri não fugiu às suas raízes, e ainda menino mostrou grande talento para as artes plásticas, teatro e outros segmentos artísticos. Mas seu dom e sua paixão não se limitaram apenas ao fato de exercer as artes e entreter as pessoas.
- Yuri passou a se dedicar a também incentivar e descobrir novos talentos, e em 2003, junto com o amigo Pablo, criou o FESQ, conhecido festival de teatro e artes integradas que, anualmente, atrai milhares de artistas de várias partes do país, ganhando reconhecimento a nível nacional, sendo contemplado, em 2010, com o Prêmio Myriam Muniz de teatro da FUNARTE (Ministério da Cultura) – explicou Emanoel.
Já em 2013 Yuri Vasconcellos criou o OFICENA, um curso livre de teatro realizado no Teatro Municipal de Cabo Frio, que desde então já atendeu a mais de 600 jovens com aulas gratuitas, dando-lhes uma atividade extra no contraturno da escolar, impedindo ainda que muitos desses jovens sejam seduzidos pelo tráfico de drogas ou outras atividades igualmente ilícitas. Para realizar o OFICENA, Yuri contou com apoio do então secretário de Cultura, José Facury Heluy, que cedeu o espaço do Teatro Municipal de Cabo Frio para realização do curso, e reuniu um time de professores e monitores voluntários promovendo teatro de rua, espetáculos amadores e uma formação teatral lúdica e diversificada.
Tamanha dedicação fez com que Yuri conquistasse novos apoios, como o da AMATEATRO – Associação de Artistas e Amigos do Teatro Municipal de Cabo Frio - fundado este ano, e que visa a manutenção do teatro municipal, suas atividades e seu crescimento como espaço de arte e cultura de Cabo Frio.
- Ao oferecer esta moção ao Yuri, estamos prestando homenagem a todos os artistas de Cabo Frio, porque a luta de um é a luta de todos, pelo reconhecimento e valorização da nossa cultura, ainda tão marginalizada por muitos. Que este pequeno símbolo de reconhecimento possa servir de combustível para o trabalho do Yuri, e de incentivo para tantas outras pessoas que assim como ele se dedicam à arte – comentou Emanoel.
A data da entrega da Moção de Aplausos ainda não foi divulgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário