AIEF – 11/setembro – Fica instituído o Dia da Coleta do Lixo Eletrônico que será comemorado no primeiro sábado de junho de cada ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente que acontece no dia 5 de junho. Essa é a redação do primeiro capítulo do Projeto de Lei n° 175/2014, de autoria do vereador Emanoel Fernandes, apresentado e aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores.
Cada brasileiro descarta, por ano, 0,5 kg de lixo eletrônico. Vivemos em uma sociedade com ritmo muito rápido no desenvolvimento de novas tecnologias e elevado índice de consumo. Com isso, o volume de lixo gerado aumenta cada vez mais, trazendo impactos para o planeta. Além do lixo comum, o mundo tem produzido uma grande quantidade de lixo eletrônico.
O relatório da ONU estima que no Brasil, por ano, são descartadas:
96,8 mil toneladas de computadores;
115 mil toneladas de geladeiras;
17,2 mil toneladas de impressoras;
2,2 mil toneladas de celulares (só perde para a China);
0,7 quilos por pessoa, ao ano, de aparelhos de TV (3o no mundo, perdendo apenas para a China e o campeão México).
O descarte de lixo eletrônico em locais não específicos, tem causado um grande problema para a população, pois todo material gerado contém metais pesados, que são altamente tóxicos para as pessoas e o meio ambiente. Ao seguirem para aterros sanitários, essas substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário