14 de agosto de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LAGOA DE ARARUAMA LOTA O TEATRO DE CABO FRIO

Grupo de trabalho é formado com integrantes de vários segmentos da sociedade para criar a Carta de Intenções que vai direcionar as próximas ações
Cerca de 300 pessoas lotaram o Teatro Municipal de Cabo Frio para participar da audiência pública promovida pela Comissão Especial para Despoluição da Lagoa de Araruama (CDLA), formada pelos vereadores cabo-frienses Emanoel Fernandes, Braz Benedito Arcanjo, Luis Geraldo Simas de Azevedo, Eduardo Kita e Jefferson Vidal. O evento aconteceu hoje no Teatro Municipal de Cabo Frio, das 8 às 14 horas, e reuniu membros da equipe técnica da CDLA, autoridades e representantes de vários segmentos das cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Saquarema, e também do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi aberto com formação da mesa, composta pelo vereador cabo-friense Emanoel Fernandes (presidente da CDLA), pelo chefe de gabinete Dirlei Pereira (representando o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa), pelo Procurador Geral da Prefeitura de Cabo Frio, Dr Marcos Menezes, pelo secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, pelo deputado estadual Janio Mendes, pelo representante da Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo (Esac), João Fernando, pelo gestor operacional da Prolagos, Thiago Augusto Mazieiro, e pelo superintendente da concessionária Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo.

Durante o discurso de abertura dos trabalhos, Dirlei Pereira falou sobre a importância do evento, já que a Lagoa de Araruama interfere diretamente em diversos segmentos de toda a Região dos Lagos, inclusive na economia. Já o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, lembrou que “por muitos anos a Lagoa de Araruama foi uma das melhores raias para a prática de diversos esportes, e ainda se constituía num grande ponto turístico para as cidades de seu entorno devido às suas particularidades biológicas aliadas à beleza natural, e temos certeza de que esta audiência será um marco na nova história deste bem natural que é de todos”. O deputado estadual Janio Mendes também discursou. Além de elogiar a Câmara Municipal de Cabo Frio pela criação da Comissão Especial para Despoluição da Lagoa de Araruama, ele também colocou seu gabinete, na Assembleia Legislativa, à disposição dos integrantes da CDLA para ajudar na captação de recursos estaduais nas ações de despoluição da Lagoa. Encerrando as falas, o presidente da CDLA, vereador Emanoel Fernandes, agradeceu a presença de todos e lembrou que o projeto de criação da legislação unificada já é realidade, com projetos aprovados na Câmara de Cabo Frio (e que entrarão em votação na próxima sessão nas Câmaras de Araruama e Iguaba Grande).

Após os discursos, três palestras foram apresentadas pela equipe técnica da comissão. A primeira delas teve como tema "O Ecossistema da Lagoa de Araruama" e foi proferida pelo subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias Nogueira Jr. Em seguida foi a vez da pesquisadora Maria Helena Baeta, do Instituto de Pesquisa do Mar Almirante Paulo Moreira (de Arraial do Cabo) falar sobre "As algas da Lagoa de Araruama". E, encerrando as palestras, o gestor ambiental, perito ambiental e mestrando em sustentabilidade ambiental, Charles Domingues, apresentar os "Impactos ambientais negativos e suas consequências para a Lagoa de Araruama”.

Enquanto as palestras aconteciam, várias pessoas se inscreveram para fazer perguntas aos integrantes da mesa e para compor o grupo de trabalho que iria discutir e analisar as sugestões de ações para despoluição da lagoa que foram depositadas numa urna localizada ao lado do palco durante todo o evento. Dessas sugestões, o grupo de trabalho deveria escolher as 10 que vão compor um documento chamado Carta de Intenções, que servirá para direcionar os próximos trabalhos em busca da recuperação da Lagoa de Araruama.

- Como tivemos muitas sugestões (cerca de 50 papéis foram depositados na urna, e alguns com mais de uma sugestão), os integrantes do grupo de trabalho se reuniram e decidiram agendar uma reunião na próxima sexta-feira (dia 23), de manhã, na Câmara de Cabo Frio, para que possam analisar as sugestões com mais calma, e criar um documento que realmente seja bom para a Lagoa, porque eles temiam que se fizessem isso hoje, dentro do prazo de uma hora que tínhamos programado, correriam o risco de escolher 10 ações que não seriam as melhores em virtude da pressa – comentou o presidente da CDLA, vereador Emanoel Fernandes, feliz em ver a participação maciça da sociedade na discussão sobre a Lagoa de Araruama.






Nenhum comentário:

Postar um comentário