25 de julho de 2012

25 DE JULHO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA

Celebramos hoje dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra como símbolo de reconhecimento mundial de suas histórias e lutas de vida guerreira, combativa e imprescindível à construção de um mundo melhor e mais solidário, multiétnico e pluricultural. Estas mulheres negras tiveram vidas marcadas pela opressão, racismo e pela exploração de classe social.
A escolha desta data ocorreu em 1992 no 1º Encontro das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, realizado na República Dominicana. Estiveram presentes mulheres negras de mais de setenta países que trocaram informações, facilitando a realização de ações em comum. Após o encontro o aprofundamento da aliança entre as mulheres negras da diáspora aconteceu na 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância realizada em 2001 na África do Sul. Neste cenário, a Articulação de Organizações Não Governamentais de Mulheres Negras Brasileiras desempenhou um importante papel, reunindo organizações de mulheres negras de diferentes pontos do país e destacando-se na construção de propostas para a Conferência.
Hoje reforçaremos a necessidade urgente da implementação de boas políticas para as mulheres negras da diáspora, pelos países da América Latina e do Caribe para a construção de um mundo mais livre de opressões e descriminações.
No Brasil, a maioria das mulheres negras já obteve sua inclusão, direitos e cidadania através de leis constitucionais que lhe garantem igualdade e acessibilidade além de punições em caso de descriminação, exploração entre outras.
Desejo muita paz, harmonia e força a estas mulheres que tem em seu seio nossa pátria multirracial com muito orgulho e amor!
Deus abençoe essas mães, filhas, tias, avós e irmãs de coração. Graças a vocês o mundo está se tornando um lugar melhor de se CONVIVER.



Nenhum comentário:

Postar um comentário