15 de junho de 2011

BAIRROS DE CABO FRIO RECEBEM PÓLOS DE GINÁSTICA PARA IDOSOS

A qualidade de vida verificada junto à população da terceira idade em Cabo Frio cresceu muito nos últimos anos. A constatação vem sendo reafirmada pelos próprios idosos do município a cada ação da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria Geral da Melhor Idade. Uma das ações é o plano de expansão das atividades físicas para o pessoal desta faixa etária que hoje acontecem no Centro Especializado da Melhor Idade – CEMI. Para a implantação do plano inicialmente foi feita a escolha de profissionais formados em educação física e qualificados para o trabalho com idosos. Em seguida foram analisadas questões como a distância e as dificuldades de locomoção para os idosos frequentarem o CEMI no bairro São Cristóvão para, então, fazer a escolha dos bairros que seriam contemplados. Após cumprir todas as etapas de criação do novo serviço, a Coordenadoria Geral da Melhor Idade deu início a parte prática das ações com a implantação do pólo Peró/Conchas.
Pioneira do projeto e com aulas todas as segundas, quartas e sextas feiras das 08:00h às 09:00h, a unidade atende atualmente cerca de 70 idosos dos bairros Peró, Cajueiro, Ogiva e Gamboa. São oferecidas aulas de alongamento, ginástica e hidroginástica sob orientação da Professora Jocineia Terasini.


Frequentadora assídua das atividades, a Srª Manira Conceição da Silva se diz renovada pela novidade que chegou a seu bairro no início de 2011: - Antes deste grupo de ginástica que foi criado aqui no Peró eu pouco saía de casa e isso refletia negativamente na minha saúde. Hoje, frequentando as aulas de hidroginástica na praia, estou com os ânimos renovados. Nem o mau tempo me prende em casa mais”, afirma a aposentada de 90 anos.




Quando o tempo está chuvoso as aulas são ministradas no Praia Shopping do bairro Peró. Para participar das atividades que são gratuitas, o interessado deve se dirigir ao local das aulas para fazer sua inscrição levando documentos pessoais, comprovante de residência, foto 3x4 e atestado médico para a prática de atividades físicas.
Um outro pólo com aulas de alongamento e ginástica específica para idosos está em fase de implantação na quadra esportiva do bairro Porto do Carro. Sob coordenação da Professora Veridiana Silva as aulas deste segundo pólo acontecem as terças e quintas feiras das 17:00h às 18:00h.
De acordo com a Coordenadora Geral da Melhor Idade Cristiane Fernandes outros bairros de Cabo Frio também serão atendidos: - “A equipe do CEMI vestiu a camisa do plano de expansão. Todos têm participado com grande empenho da ação, desde a sua criação até a definição de localização dos pólos. Baseados nas informações que levantamos, em breve o plano de expansão da ginástica para a terceira idade chegará a outros bairros de Cabo Frio. Mais uma boa notícia é que além da ginástica para os idosos pretendemos levar também aos bairros distantes outros serviços que hoje são prestados apenas no Centro Especializado da Melhor Idade”, antecipa Cristiane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário